Como cancelar compra no cartão de crédito

Como cancelar compra no cartão de crédito

Em tempos de compra online, comprar tem se tornado cada vez mais fácil, o que faz com que muitas vezes acabemos adquirindo objetos por impulso e, muitas vezes, sem necessidade. O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada pelo brasileiro em compras pela internet, e a grande dúvida do consumidor é o que fazer em caso de arrependimento, e como cancelar a compra no cartão de crédito.

O código de defesa do consumidor prevê a possibilidade de cancelamento e devolução do dinheiro ao cliente em caso de arrependimento da compra, desde que esteja no prazo correto e que não haja avarias no objeto comprado. Portanto, pode ficar tranquilo, cancelar compras no cartão de crédito é possível.

Cancelando compra no cartão de crédito

Grande parte dos cancelamentos de compras realizadas com cartão de crédito é decorrente de arrependimento, cobrança indevida ou devolução da mercadoria. Os procedimentos necessários irão variar de acordo com o motivo e tempo transcorrido da data da compra até a data do cancelamento.

Caso o cliente tenha feito uma compra e desistido da mesma antes do lançamento da nota fiscal e/ou recebimento da mercadoria o indicado é que antes de entrar em contato com a operadora de cartão o consumidor contate o logista ou SAC da loja na qual efetuou a compra, solicitando o cancelamento da mesma, nestes casos o estorno do valor cobrado na fatura do cartão será feito pela loja.

Se o pagamento já tiver sido efetuado e a mercadoria enviada o cliente pode recusar o recebimento, assim a empresa irá registrar a devolução da compra. Se a mercadoria há tiver sido recebida o consumidor precisará entrar em contato com a loja para solicitar a devolução e, enviar o objeto pelos correios.

Caso o lojista não providencie o estorno do valor cobrado, ou o cancelamento seja referente a uma compra não realizada com cobrança indevida o consumidor deve entrar em contato com a operadora do cartão de crédito através do número disponibilizado na fatura e no próprio cartão.

Em casos de fraude a cobrança e o cartão são cancelados e um novo é enviado ao cliente, evitando que o problema ocorra novamente. As devoluções de dinheiro realizadas por meio de cartão de crédito não são feitas como depósito bancário, e sim como descontos na fatura, onde os valores aparecerão antecedidos de um sinal de negativo (-).